PNLD 2022 – EDUCAÇÃO INFANTIL – Objeto 02: Obras literárias destinadas aos estudantes e professores da Educação Infantil

Creche II – Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Cada de O livro das carinhas

código da obra: 0358P220202000000

A cada página, uma grande ilustração, integrada a uma frase bem curta, “dialoga” com o pequeno leitor.
São ilustrações de expressões humanas em diversas situações da vida cotidiana. E o texto escrito, lido por um adulto mediador, expande o sentido das imagens. Assim a criança interage ativamente com a descrição de cada carinha.
Nesta obra, a criança é um participante efetivo da história narrada. O livro se inicia assim: “Olá, leitor. Eu sou o Livro das carinhas e tenho aqui páginas e páginas de carinhas para mostrar para você.”

O mediador da leitura, seja ele o professor de Educação Infantil, seja o familiar, ou o cuidador ou outro ator envolvido na prática de sustentação da leitura emergente, é convidado a participar da leitura de modo um tanto dramatizado e bem humorado, em razão das hipérboles e onomatopeias contidas ao longo das páginas (Ooooooi!, p. 5; f-f-frio, BRRR! p. 12; Mmmmmmmm, p. 14), estreitando assim seus vínculos com a criança, além de promover a atividade de leitura propriamente dita.

A cada página, uma carinha e um estado emocional, de afeto. E assim é a vida. Não somos imutáveis, e, ao mesmo tempo, cada um de nós tem o seu jeito de ser. O princípio da mudança e da diversidade permeia toda a narrativa ficcional desta obra. A criança pode então reconhecer, nomear e acolher suas próprias emoções e as dos outros.

Em última instância, cada um de nós é, a seu modo, um livro de carinhas.
A versão do professor é composta do livro literário impresso mais o Material Digital do Professor que apresenta uma resenha teórica da obra com análises da integração entre imagem e texto, os temas, o gênero, as possibilidades de mediação pelo adulto leitor, sugestões de uso da obra em sala de aula, bibliografia.

Autores: Lewis Bostrand-Mooney (texto); Farah Nehmé (ilustração); Márcia Takeuchi (tradução)
Gênero: livro ilustrado
Temas: reconhecimento de emoções; possibilidade de sermos múltiplos, sem deixarmos de ser apenas um. Outros temas: o cotidiano das crianças nos ambientes da escola, da família e da comunidade; o relacionamento pessoal e de desenvolvimento de sentimentos da criança na interação com o outro; o princípio relativo a jogos, brincadeiras e diversão como potencialização da cognição na leitura do mundo; a formação do corpo do sujeito leitor-emergente no âmbito da literatura infantil.
Formato: 20,5 cm (largura) X 27,5 cm (altura)
Número de páginas: 32

Pré-escola – Crianças pequenas (de 4 a 5 anos)

código da obra: 0359P220203000000

Aqui temos um protagonista peixinho chamado Pepè que vive suas peripécias em ambiente marítimo como o espaço delimitado para suas ações. Outros peixinhos e peixões, um caranguejo, uma tartaruga, uma serpente aparecem como personagens que, no habitat composto de água, bolhas de ar, algas e outros elementos, desencadeiam episódios de venturas e desventuras. Tais circunstâncias despertam diálogos internos em Pepê – “Será que eu consigo?”, “Será que eu desisto?”. Um fluxo e refluxo contínuo de emoções não aleatórias à medida que se sente convocado ao enfrentamento de situações novas.

Nessa perspectiva, o pequeno leitor pode se identificar com Pepê pelas maneiras como se sente empolgado em crescer, ir à escola, conhecer crianças, aprender coisas diferentes, conviver em outros espaços e com novos sujeitos; mas, ao mesmo tempo, sente medo, sozinho, assustado, quer recuar, fica inseguro diante do desconhecido – aliás, contradições próprias do dilema humano, e não apenas o infantil, que acompanham nosso existir no mundo ao longo da vida.

A parte imagética composta de ilustrações de seres e elementos do ambiente marítimo, bem colorida e delicadamente distribuída no design das páginas, integra-se com o texto criando a história de Pepê, um peixinho muito curioso que deseja explorar o mundo e que… consegue avançar nessa experiência à medida que legitima suas emoções e habilidades e enfrenta os desafios.
Uma narrativa ficcional lúdica e cheia de aventuras!

A versão do professor é composta do livro literário impresso mais o Material Digital do Professor que apresenta uma resenha teórica da obra com análises da integração entre imagem e texto, os temas, o gênero, as possibilidades de mediação pelo adulto leitor, sugestões de uso da obra em sala de aula, bibliografia. O Material Digital do Professor foi escrito por Norma Discini e Carla Francisco

Autores: Estelle Billon-Spagnol (texto e ilustração); Sílvio Kligin (tradução)
Gênero: livro ilustrado
Temas: aventura em contexto imaginário. Entre os temas paralelos, destacam-se o quotidiano de crianças nas famílias e nas escolas; o corpo na formação da identidade do sujeito junto ao funcionamento das sociedades; o mar, a terra, o ar, como elementos constitutivos do mundo natural.
Formato: 20,5 cm (altura) X 27,5 cm (largura)
Número de páginas: 32